domingo, 29 de julho de 2012

Bolachas de Aveia com Sultanas e Nozes


Esta semana recebi um email de uma seguidora a dizer que devia também apostar em fazer receitas mais "saudáveis". Já tinha sido abordado sobre esse assunto, mas sendo o meu blogue só de doces por vezes é complicado, e ainda pior quando se é bem guloso! =D

Mas achei que tinha toda a razão e (especialmente depois do pecado guloso da semana passada), decidi então fazer algo que não sendo propriamente "light", ao menos é bem saudável :)

Apostei então em bolachas de aveia, que para além de serem das minhas preferidas, são óptimas para tirar a fome. Juntei também Sultanas e Nozes porque são frutos secos que são muito ricos em nutrientes, e sabor claro.

O resultado não podia ter sido melhor, e todos os ingredientes combinam muito bem devido às suas diferentes texturas e sabores. Umas bolachas para comer sem muita "culpa" :)
Ingredientes:
140 gramas de manteiga amolecida
140 gramas de açúcar amarelo
140 gramas de farinha
90 gramas de aveia
90 gramas de passas
1 ovo
Nozes Q.B. (usei +- 80 gramas)
uma colher de chá de fermento
um pouco de sal
Preparação Bolachas:

Bater a manteiga com o açúcar até se obter um creme Juntar o ovo e bater
Juntar a farinha peneirada juntamente com o sal e o fermento
e envolver bem
Juntar a aveia e envolver bem
Juntar as sultanas e envolver bem
Colocar um pouco mais de farinha se acharem que a massa
está muito "liquida"
Formar um rolo e embrulhar em pelicula aderente
Levar ao congelador até solidificar ( +- 20 mins )
Retirar a massa do congelador
Como a minha massa não estava a ficar sólida o suficiente
para conseguir cortar com a e fazer fatias
optei por retirar pedaços da massa com uma colher de gelado
E fiz pequenas bolas
Colocar as bolas num tabuleiro com papel vegetal
Espalmar um pouco a bola para fazer o formato de bolacha
Colocar por cima a noz
Fazer bolas com o resto da massa
E repetir até terminar
Levar ao forno a 180º por 10/15 minutos até ficarem douradas

Espero que tenham gostado, muito obrigado pela vossa visita e comentários que têm sido fantásticos e me alegram e motivam bastante :)

45 comentários:

  1. esta versão light vou experimentar com certeza. depois conto o resultado!
    ***

    ResponderEliminar
  2. O mais importante num blogue, na minha opinião, é mostrarmos e fazermos o que nós gostamos. Não o que os outros gostam ou querem que façamos :)
    E isso que torna o nosso blog especial.
    Além disso nunca se consegue agradar a todos!
    Eu gosto muito das tuas sugestões e sempre que preciso de um miminho mais guloso é aqui no teu blog que o venho procurar!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto maravilhoso! Só não aprecio as sultanas... trocava-as por pepitas de chocolate! ;)

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto óptimo, sem duvidas que devem ser fantásticas, gostei muito do blogue, não só pelas receitas mas também pela originalidade, beijinhos. (:

    ResponderEliminar
  5. olá Diogo,
    a culpa é das bolachas, dos bolos, dos chocolates....mas principalmente da quantidade dessas coisas k se come. se for só um bocadinho não há problema, e tu de certeza que sabes disso...porque todas as semanas nos trazes receitas novas, sempre deliciosas=) gostei muito desta receita, não por ser light mas porque tem uma combinação de ingredientes que não falha =) beijosss

    ResponderEliminar
  6. Olá, Diogo!!

    Maravilha estes seus cookies!!A combinação de passas com nozes fica bem saborosa!!A massinha ficou,então, no ponto...de comer rsrsrs!!!Huuummm... quero um bocado dessas bolachinhas para acompanhar um cafezinho, capuccino, chá....olhando o mar e vendo a vida passar!Não gostei...AMEI!!!Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  7. Olá Diogo, é claro que gostei, reunem dois ingredientes que tanto gosto; nozes e aveia( as sultanas passo), mas isso é apenas um pequenissimo promenor:))
    Beijinhos, continuação de bom Domingo.

    ResponderEliminar
  8. Estou a babar para o ecrã :D

    Acho que vou repetir esta receita, mas vou torná-la ainda mais saudável ;)

    Bom Domingo :D

    ResponderEliminar
  9. hmmmm :D
    Pois Diogo, bem compreendo o pedido dessa tua seguidora, é com cada perdição por estes lados! O teu blog deveria ser nomeado blog 'tentação do ano'!! Adorei as tuas bolachinhas, combinam com o tempo que faz por cá!
    ***

    ResponderEliminar
  10. Adorei as tuas bolachas aveia nozes e sultanas para mim ficam muito bem juntas.
    Por mim podes continuar ``guloso`` pois eu também o sou e gosto muito das tuas receitas.
    Bom domingo
    bj

    ResponderEliminar
  11. Mais uma delicia que saiu da tua cozinha!
    Três ingredientes que adoro, e agora ao ver estas bolachas fiquei com saudades de comer sultanas (última vez foi pelo Natal). :D
    Ficaram simplesmente irresistíveis, aposto que vão durar muito pouco tempo ;)

    ResponderEliminar
  12. Por o blog ser de doces é que as receitas são tão gulosas! Mas eu acho óptimo... Não consigo resistir a quase nenhuma!!!
    Também não se fazem doces todos os dias... Adoro todas as tuas bombas e as menos bombas também :) Fico sempre com um sorriso a olhar para elas, o que é óptimo!!!
    Estas bolachas não são excepção, estão muito bonitas e devem estar óptimas!
    Um beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  13. Diogo: adoro bolachas de todas as formas e feitios e estas reunem elementos do meu agrado: aveia,nozes e sultanas. Ficaram lindas e claro,vou levar a receita para poder experimentar sem culpas.
    Bj e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. OLÁ DIOGO,
    ESTAS BOLACHINHAS ESTÃO PERFEITA, AVEIA E NOZES, BOM DEMAIS!

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  15. Diogo, gostei muito! Principalmente, porque sou doida por nozes ;)
    E tenho de dizer que gosto muito do teu blog tal como ele é porque os todos doces são sempre especiais e cheios de imaginação ;)
    Bom domingo.
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que receita fantástica! Deve ser uma delícia...Eu adoro bolachas e estas estão perfeitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Diogo,

    Venho ao teu blog precisamente pelas gulodices que nos apresentas.
    O meu lema é e sempre será " tudo e pouco ", como tal, entendo que posso comer de tudo sobretudo se o fizer com moderação.

    No teu blog eu encontro gulodices que me satisfazem, com muito ou pouco chocolate á mistura. E é essas que continuarei a procurar e é nessas que continuarei a apostar também no meu blog. Com muita ou pouca caloria, compete a quem visita decidir se as faz. :-)
    Porque existem blogs só virados para comida saudável. :-)

    As tuas bolachas são uma boa sugestão para mordiscar entre refeições, gostei do conjunto e da mistura dos frutos secos pelos quais optaste. Decerto terão ficado muito boas mesmo !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Diogo, não publiques este meu comentário.

    Retira o comentário que publiquei em nome de Isabel, por favor, pois ficou repetido se reparares. É que eu estava com outra sessão aberta no Gmail e enganei-me quando comentei. Depois entrei como Blog do chocolate, pensei que te tivesses apercebido que os 2 comentários eram iguais.
    Desculpa o incómodo ! :)

    Jito

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta sugestão de bolachas.

    Bom início de semana!

    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo,
    Eu não conhecia essas frutas secas pelo nome de Sultanas... Aqui eu chamo de Uvas Passas... Aprendi mais essa... Gostei...
    Eu adorei essa receita e fiquei com vontade de experimentar... Você conseguiu juntar DELICIAS com ingredientes saudáveis... Hummm!!! Fiquei com água na boca... E a culpa com certeza é das bolachas (risos)...
    Beijos e uma semana bem DELICIOSA, Irene

    ResponderEliminar
  21. Que ricas bolachinhas Diogo, com sempre só maravilhas.

    Quanto ao resto não ligues mesmo ;) bjokitass

    ResponderEliminar
  22. Rapaz...estás sempre em alta!
    Esta vou mesmo fazer!
    Combina gulodice, óleos essenciais e anti-oxidantes! :)


    Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
  23. Tem um aspecto delicioso :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Adoro a combinação das sultanas com as nozes!! Deve-se comer essas bolachas uma atrás da outra e quando nos apercebemos, acabaram :p

    ResponderEliminar
  25. nozes, sultanas e aveia! tudo isto numa bolacha! simplesmente irresistível :)

    ResponderEliminar
  26. Olá Diogo!
    Boa receita de bolachas, é parecida com a que costumo usar! Adoro aveia em qualquer tipo de bolacha ;)
    Também acho que podemos comer de tudo com moderação! Às vezes quanto mais preconceito com as comidas "perigosas", piores resultados da dieta!

    Por acaso, no meu blog, hoje a culpa também foi das bolachas x)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Diogo, eu adoro as tuas sugestões mais calóricas, apesar de as tentar evitar a todo o custo. Agora estas bolachas é para fazer com certeza, o pote não pode ficar vazio.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  28. Adoro bolachas... k lindas ficaram :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  29. Um doce regresso às bolachinhas e estas sem culpa!! :))
    Eu pessoalmente adoro os teus doces e sugestões mais calóricos, fico aqui deste lado a salivar e a deliciar-me. O teu blog é de facto uma tentação irresistível!
    Mas pontualmente uma receita mais saudável sabe bem e faz bem, como estas maravilhosas bolachinhas. Que ficaram mesmo bonitinhas. Para comer sem culpas :)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  30. Olá Diogo,
    Bolachas com nozes e sultanas... muito bom!
    Sou mais bolacheira no tempo frio, com chá, cevada, leitinho quente e chocolate!
    Serão para fazer sem duvida!
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Sim Diogo, esta receita é bem mais saudável q a da semana passada q nos deixou a tds de olhos em bico com tanto chocolate e calorias :) Sabe bem variar de vez em quando! Ficaram lindas as tuas bolachas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo:)
    Eu também me assumo uma grande gulosa e digo-te que é um deleite para os sentidos vir cá espreitar as tuas "bombinhas"!!:D
    De qualquer das formas, essas bolachinhas versão mais saudável estão irresistíveis, adoro nozes e sultanas!! Lindas e de certeza viciantes!!!:))
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  33. Que bolachinhas maravilhosas, Diogo! Ficaram um mimo! Beijocas.

    ResponderEliminar
  34. Só lhe retirava as sultanas, mas de resto estão fantásticas :)

    ResponderEliminar
  35. Que lindas ficaram estas tuas bolachinhas Diogo, mesmo a honrar o nome do teu blog.
    Beijinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  36. Adorei as bolachas :)

    Quanto ao resto, não deixa de ser só uma opinião, no fundo tu é que decides o que fazer com o teu blog :)
    Por mim continua pois adoro as tuas guloseimas :P

    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Ai que estou a babar-me sem parar! Sempre que venho a este cantinho perco-me e aposto que engordo só de olhar :p

    ResponderEliminar
  38. Adoro bolachas de aveia e com esse aspecto a culpa é mesmo delas :)

    ResponderEliminar
  39. Uma sugestão saudável e super deliciosa que eu adoro.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  40. Diogo, você é um Rei de bolacha! A serio! =) Tantas receitas diferentes, tantas combinaçoes de sabores e formas interessantes...Fantástico! =) Gostei muito dessa receita também pois adoro a combinação de aveia com sultanas! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Outras tentações